Ensino Fundamental l


       

*Atividades de Matemática* 


No dia a dia, utilizamos a matemática frequentemente, sendo assim, vamos apresentar algumas situações cotidianas em que você precisa utiliza-la como exemplo.

1-      No supermercado, na padaria, quando calculamos o quanto podemos gastar;
2-      Fazer uma receita (calcular quantidade);
3-      Ao comparar preços de produtos qa ue queremos comprar;
4-      Data (dia/mês/ano);
5-      Quando vamos pegar um ônibus, calculamos seu horário para pega-lo;
6-      Na lan house;
7-      Ao dividirmos algo com alguém em partes iguais;
8-      Quando vendemos algo;
9-      Ao calcular a idade de alguém;
10-  Ao calcula quantos dias faltam para uma data considerada importante;
11-  Ao tomar um medicamento;
12-  Ao usar a brincadeira do par ou ímpar para decidir algo;
13-  Trocar os móveis da casa de lugar (noção de espaço e medida)
14-  Brincar com jogos de pontuação;
15-  Abaixar ou aumentar a temperatura do freezer de acordo com a necessidade do produto;
16-  No trabalho: Calculando, organizando o tempo e distribuindo tarefas;
17-  Nos gastos mensais domésticos;
18-  Nos bancos: pagamentos de contas, transferências, etc.
19-   No posto de combustível: Pagamentos, verificação da quantidade paga nas bombas de combustível, ao calibrar pneus, etc.
20-  Nas viagens: Distância de um determinado lugar a outro.




A partir dessas situações, elaboramos atividades que podem ser realizadas na sala de aula para alunos do 1º ano do ensino fundamental, ou seja, atividades que fazem parte da realidade da criança.




Esclarecimento da proposta e comentários, sobre os resultados obtidos mediante o objetivo inicial.

Subtraindo e dividindo

       
    Nosso objetivo inicial era elaborarmos atividades que estivessem presentes na realidade do aluno, partindo daí, escolhemos situações que realizassem tal objetivo. 




        Ao desenvolvimento da atividade, percebemos que a criança teve facilidade de resolver as questões dadas a partir dos conhecimentos prévios. 
       Vale a pena ressaltar, a forma que a criança realizou a atividade, fazendo a subtração nos dedos, de forma decrescente, não utilizando meios como os desenhos de pauzinhos ou bolinhas, e na hora de dividir o dinheiro que sobrou, o dividiu nos dedos de forma muito rápida. 
       Foi interessante a realização dessa atividade, tivemos experiências  significativas.



A escrita dos cálculos e as técnicas operatórias.

       Quando falamos de números chegamos à conclusão de que as possibilidades são infinitas, um dos aspectos fundamentais para se fazer cálculos é o conhecimento do nosso sistema de numeração decimal que é o que mais usamos, mas vale lembrar que existem outros.
A escrita dos cálculos e as técnicas operatórias são sempre motivo de preocupação entre os professores, porém alguns matemáticos nos norteiam na busca da melhor forma para transmitir o conhecimento no processo de ensino-aprendizagem do aluno, segundo Constance Kamii o ensino de matemática tem que ser livre e a aprendizagem do aluno devem acontecer de forma natural isto é o aluno poderá se interessar naturalmente pelos cálculos através dos estímulos recebidos durante as aulas e assim o próprio aluno desenvolvera seu pensamento critico e seu raciocínio lógico, o professor deve priorizar o ato de encorajar a criança a pensar em todos os tipos de situação. A criança não constrói o número fora de seu contexto geral ou do seu dia-dia. Contudo, para Kamii o cálculo mental é extremamente importante como estratégia para o ensino da matemática, mesmo sendo utilizada com menor freqüência em relação á conta armada. Segundo ela, o cálculo mental deve ser trabalhado desde as séries iniciais e de diversas maneiras, inclusive sugere o uso de jogos matemáticos que são excelentes estratégias de aprendizagem, pelo fato de possuírem regras, previsões, exceções bem como análise de possibilidades. Entre outras questões, a autora Kamii salienta que os jogos podem substituir atividades enfadonhas como folhas de intermináveis contas que acabam sendo bastante repetitivas, uma vez que basta aplicar uma técnica específica para resolvê-las, quando as crianças jogam, elas naturalmente fazem cálculos mentais.
Já para o matemático Issac Asimov os números são formados um a um, adicionando mais um e assim sucessivamente para ele, a aprendizagem da matemática pode-se iniciar pela maneira mais simples, que é a contagem usando os dedos, ao superar essa etapa segue para a utilização do ábaco, até chegar ao sistema decimal
Referencias
RAMOS,Luzia Faraco.Conversa sobre Números,ações e operações:uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos.
KAMII,Constance A criança e o número.Campinas:Editora Papirus,2000
ASSIMOV,Isaac. No mundo dos números



A importância do cálculo mental para a construção do conceito de número.

Em primeiro lugar é importante ter claro o que é o conceito de calculo mental, que é um conjunto de procedimentos de calculo que podem ser analisados de formas diferentes por diferentes indivíduos para chegar a resultados exatos ou próximos sem usar papel e caneta ou outros artifícios para se fazer contas.
O calculo mental ajuda a compreender melhor o sistema de numeração e as propriedades operacionais, muita crianças fazem matemática muito antes de ouvir falar em fórmulas e operações.
Ao fazer uma conta de cabeça, o aluno percebe que existem vários caminhos para resolver um mesmo problema sendo assim cálculo mental caracteriza-se pela busca de procedimentos alternativos para a realização de cálculos mais rápidos, envolvendo as quatro operações, o que é fundamental para o desenvolvimento de contas.
O calculo mental deve ser um objeto pedagógico e ser bastante estimulado pelo professor em sala de aula, o professor tem que aplicar ações pedagógicas, baseando-se na vivencia das crianças, pois essas experiências são muito importantes para a construção do pensamento matemático e também para a construção do conceito de números.
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Veja aqui, algumas Atividades de Matemática para os anos Iniciais do Ensino Fundamental - DO 1º AO 5º ANO













































































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