domingo, 5 de outubro de 2014


Possíveis intervenções que o professodeve 

fazer para umcriança que está no processo 

iniciada construção do conceito dnúmero.







        Desde muito cedo, a criança já está em contato com a matemática, muitas vezes  até mesmo antes de entrar na escola, passa por experiências matemáticas significativas. Por exemplo: quando a criança completa 1 ano de vida, em sua maioria, é ensinada pelos seus pais, familiares, a representar sua idade usando o dedinho, muitas vezes, é sujeito a repartir as balas, os brinquedos com o irmãos, os primos. Cabe ao professor, fazer com que a matemática continue a fazer parte da vida do seu aluno de maneira concreta, ou seja, significativa e não abstrata. 
        O mundo da matemática é extenso, o professor deve trabalha-la de acordo com a faixa etária de seus alunos. Para crianças com menos de 3 anos de idade, é interessante o professor possibilitar a ela, momentos com a música, com os jogos infantis, com as brincadeiras que estão ligadas a matemática, assim, a criança pode aprender sozinha a separar, classificar, ter noção de espaço, entre outras habilidades importantes para o seu desenvolvimento escolar, e social. Na pré-escola (crianças de 4 e 5 anos), a professora pode por exemplo: Após fazer o cabeçalho com os alunos, fazer a contagem, contar "com os alunos", quantas crianças estão presentes na sala de aula, quantas meninas, quantos meninos, e quantos faltaram, fazer atividades usando dinheirinho, realizar uma atividade oral, que evolva seus familiares, (você tem irmãos?  é você quem mais? tem animais de estimação? quantos?), são atividades que o aluno realiza com prazer!
Logo nas séries iniciais do ensino fundamental, como no 1º ano, as crianças já podem ser colocadas em contato com as operações básicas da matemática (adição, subtração, divisão e multiplicação), na contagem por exemplo, ao resolver quantas meninas há a mais que o meninos (leia o quadro a baixo) levando os alunos a avançarem na matemática, é importante promover o uso dos números em situações diferentes, e realizar o debate sobre hipóteses. 
      O professor deve sempre levar em conta os conhecimentos prévios das crianças, selecionar materiais adequados, é necessário que ela tenha a oportunidade de vivenciar  situações através de atividades ou jogos. 
   

O corpo aprende

 Essas atividades devem conter um dos sete princípios a seguir enunciados:

1. Correspondência: relação um a um.
2. Comparação: estabelecer diferenças ou semelhanças.
3. Classificação: separar em categorias de acordo com semelhanças ou diferenças.
4. Sequenciação: fazer suceder a cada elemento, outro sem considerar a ordem entre eles.
5. Seriação: ordenar uma sequência segundo um critério.
6. Inclusão; fazer abranger um conjunto por outro.
7. Conservação: perceber que a quantidade não depende da arrumação, forma ou posição.



Leia também:
A classificação da multiplicação e da divisão
Assim como no campo aditivo, os problemas do campo multiplicativo foram divididos em categorias pelo psicólogo francês Gérard Vergnaud. Com essa organização, é possível trabalhar os conceitos de multiplicação e divisão já nos primeiros anos do Ensino Fundamental.
EXEMPLOOBSERVAÇÃOVARIAÇÕES
Proporcionalidade
Na festa de aniversário de Carolina, cada criança levou 2 refrigerantes. Ao todo, 8 crianças compareceram à festa. Quantos refrigerantes havia? • Oito crianças levaram 16 refrigerantes ao aniversário de Carolina. Se todas as crianças levaram a mesma quantidade de bebida, quantas garrafas levou cada uma?
• Numa festa foram levados 16refrigerantes pelas crianças e cada uma delas levou 2 garrafas. Quantas crianças havia?
• Quatro crianças levaram 8refrigerantes à festa. Supondo que todas levaram o mesmo número de garrafas, quantos refrigerantes haveria se 8 crianças fossem à festa?
Marta tem 4 selos. João tem 3vezes mais do que ela. Quantos selos tem João? • João tem 12 selos e Marta tem a terça parte da quantidade do amigo. Quantos selos tem Marta?
Organização Retangular
Um salão tem 5 fileiras com 4cadeiras em cada uma. Quantas cadeiras há nesse salão?
 • Um salão tem 20 cadeiras, com 4 delas em cada fileira. Quantas fileiras há no total?
• Um salão tem 20 cadeiras distribuídas em colunas e fileiras. Como elas podem ser organizadas?
Combinatória
Uma menina tem 2 saias e 3blusas de cores diferentes. De quantas maneiras ela pode se arrumar combinando as saias e as blusas? • Uma menina pode combinar suas saias e blusas de 6 maneiras diferentes. Sabendo que ela tem apenas 2 saias, quantas blusas ela tem?
• Uma menina pode combinar suas saias e blusas de 6 maneiras diferentes. Sabendo que ela tem apenas 3 blusas, quantas saias ela tem?
Consultoria Célia Maria Ccarolino Pires, coordenadora da Pós-graduação em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Priscila Mmonteiro, formadora do programa Matemática É D+
Ilustrações: Carlo Giovani.
Para saber mais, acesse: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/fundamentos/multiplicacao-divisao-ja-series-iniciais-
500495.shtml

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